Sobre mim

Um pouco sobre mim e meu trajeto…

No início da década de 80, quando cursava Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula (RJ), me interessei por aprender uma linguagem de programação, pois queria trabalhar com Botânica.

Lendo revistas especializadas fiquei sabendo que os herbários dos países do Primeiro Mundo já estavam informatizados.

Na expectativa de sair na frente, me inscrevi no IBPI (Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática, que hoje é colégio, mas na época era apenas um curso de informática) para aulas de Basic e Cobol. Naquela época, tudo estava começando. Não existiam celulares nem tablets, muito menos redes sociais. A internet estava engatinhando e praticamente só as grandes empresas recorriam a essas novas tecnologias.

Consegui meu primeiro emprego no extinto Laboratório Farmacêutico SARSA (Silva Araújo-Roussel S.A). Lá, fui programador trainée, trabalhando no desenvolvimento de sistemas em Cobol. Foi um grande salto: do estudo da taxonomia das plantas (minha paixão) para o algoritmo dos sistemas.

Trabalhei mais tarde na equipe de desenvolvimento da Esso Brasileira de Petróleo Ltda., através de uma empresa terceirizada (a Microcorp).

Mudando de rumo, comecei a atuar em gestão administrativa, primeiro no Instituto Pró-Família da Arquidiocese do Rio de Janeiro, depois na Rádio Catedral FM, emissora oficial dessa mesma Arquidiocese. Nessas duas últimas instituições permaneci aproximadamente 18 anos.

Saindo da Rádio, onde, como gerente de Marketing, desenvolvi o website da emissora e a webradio, comecei a trabalhar por conta própria criando sites para pequenas empresas e profissionais liberais. Foi um período de grandes desafios e muito aprendizado.

Em 2012, comecei a trabalhar no Clube de Ideias, uma agência de comunicação dedicada a projetos gráficos. Lá, fiquei responsável pelos projetos online, ampliando assim o leque de serviços da empresa, mas também aprendi muito sobre os diversos serviços de edição editorial.

Foi mais um período de grande aprendizado, incluindo aí diversas ferramentas de edição como Photoshop, InDesign e Corel Draw.

Paralelamente, assumi a coordenação da Pastoral da Comunicação da minha paróquia (sou católico) e apliquei esses novos conhecimentos na edição de publicações diversas, entre elas, o periódico mensal A Comunidade, que era distribuído entre os paroquianos.

Por volta de 2014, com a crise econômica e a corrupção que abalou as empresas do segmento de óleo, gás e biocombustíveis; o Clube de Ideias sofreu amargamente, uma vez que seus principais clientes eram desse segmento. Assim, a equipe se desfez, o dono mudou-se para Portugal e eu voltei a trabalhar por conta própria em home office.

Desde então venho me aprimorando, realizando diversos serviços como freelancer. Hoje, atendo uma carteira de clientes, entre eles, empresários, autônomos, pequenas e médias empresas, escritores e editoras. Acumulo conhecimentos abrangentes que me permitem ter uma visão holística dos projetos, entendendo exatamente como resolver melhor as situações com menor esforço.

À medida que fui realizando meus trabalhos, recebendo elogios e indicações de novos clientes, fui despertando um grande interesse pelo serviço de ilustração de capas de livros e e-books e diagramação de textos.

Hoje, me apresento como designer gráfico, tendo me aprofundado e me especializado no mercado editorial. Sinto-me perfeitamente capaz de atender e corresponder às expectativas de autores novos ou não que desejam, de forma independente, publicar suas obras de ficção ou não-ficção.

Se você está à procura de um profissional apaixonado pelo que faz com dedicada busca pela excelência; se você deseja ter ao seu lado um personal designer para lhe ajudar a realizar o sonho de tornar-se um escritor de sucesso… saiba, você acabou de encontrar. Conte comigo!

Rolar para cima