Processo Editorial

O que é Processo Editorial?

Você sonha em se tornar um escritor de sucesso? Então, é muito importante conhecer como funciona o processo editorial para lançamento de um livro.

O primeiro passo está nas suas mãos: colocar suas ideias em um papel, isto é, escrever o que passa em sua cabeça, seja uma ficção, um estudo, um poema ou uma biografia.

Minha recomendação para que você tenha maior aproveitamento é: não queira ou não ache que sua história sairá da sua cabeça toda de uma vez. Pouquíssimos escritores conseguem isso. Na verdade, o processo de escrita é paulatino e lento. Comece a anotar tudo que você pensa e aprende em um caderno de rascunho. Não se preocupe agora em estabelecer uma ordem.

Adquira o hábito de ter com você um caderno (ou um dispositivo eletrônico, como um celular) no qual você registrará tudo que vier à sua mente. Insights, frases, situações, emoções, impressões, etc. Tudo isso contribuirá para formar seu texto que futuramente se transformará em seu livro.

Ocasionalmente (uma vez por semana, por exemplo), pegue todas as suas anotações e procure organizá-las em grupos de ideias e raciocínio.

Nesse momento, é importante também você ampliar seu conhecimento com pesquisas, buscando se aprofundar nos assuntos registrados aleatoriamente. Desenvolva seus textos, dando-lhes o formato que deseja.

Feito isso, elabore uma linha de raciocínio ou uma ordem cronológica do seu texto. Isso facilitará muito o desenvolvimento do texto final.

Pronto!! Você já tem material para trabalhar. Agora, mãos à obra!

Vamos, então, ao assunto que interessa relacionado a este artigo.

O que é realmente o Processo Editorial?

Processo editorial é a transformação da sua ideia em uma publicação, passando por mãos de vários profissionais que vão lapidá-la. Veja a seguir o passo a passo e com quem contar:

Análise da Coordenação Editorial

Nessa primeira etapa acontece a leitura crítica do texto, quando um profissional, geralmente o editor, analisa se determinado texto é de interesse editorial. No mercado brasileiro, aproximadamente apenas 3% dos escritos são aprovados e acolhidos pelas grandes editoras.

Cada editora atua em um segmento específico. Há editoras especializadas em livros técnicos (jurídicos, científicos, etc.), outras em literatura estrangeira, outras em literatura infantil…

Para que seu texto tenha grandes chances de ser selecionado, é importante você descobrir nesse processo editorial qual é o perfil de atuação das editoras para as quais você deve enviar uma cópia do seu material.

Copidesque

É o trabalho de um profissional que fará a revisão e correção gramatical e ortográfica do manuscrito.

Revisão

Um profissional fará a análise do estilo, coerência e clareza, entre outras coisas para que o texto flua e se torne atraente para o leitor. Retorna para a análise do autor sobre a correção e revisão.

Diagramação do texto

Função de um designer gráfico que faz a distribuição do texto na página, definindo a melhor tipologia, os efeitos e o adequado espaçamento, arrumando as fotos, tabelas e gráficos, se for o caso, ou seja, traduzindo o conteúdo em uma linguagem visual atraente. Nessa etapa também são feitas as ilustrações do miolo do livro, ou seja, imagens são selecionadas ou criadas para compor e ilustrar o texto.

Registros

O livro é registrado na CBL (Câmara Brasileira de Livros), passando a ter um número único equivalente ao nosso CPF que o identifica como obra. Com isso, um bibliotecário será capaz de elaborar a ficha catalográfica da publicação a ser impressa logo após a folha de rosto, na abertura do livro. Também é emitido o certificado de direitos autorais e gerado um código de barras que será afixado na contracapa.

Impressão e Encadernação

Finalizando o processo editorial, conhecendo o número de páginas resultantes da diagramação, um designer gráfico, chamado capista, elabora a capa, a contracapa, as orelhas e a lombada (e também um marcador de páginas) que expressarão de forma ilustrada a mensagem que o miolo revela.

Por fim, todo o material é enviado para uma gráfica que fará a impressão e, em seguida, a encadernação.

Divulgação e Lançamento

Com seu livro nas mãos, é hora de lançá-lo no mercado, colocando-a nas prateleiras das livrarias.

Além das já conhecidas livrarias, bancas tradicionais de venda de livros, atualmente, contamos também com as estantes virtuais, como a Amazon.

Você pode contar comigo para fazer o registro da sua obra concluída nesta poderosa e conhecida plataforma online.

Por fim, concluído o processo editorial, agende um dia, convide parentes e amigos e celebre o lançamento do seu livro. Várias livrarias têm espaços dedicados para este tipo de evento.

Viu? Realizar o sonho de se tornar um escritor não é tão difícil e complicado, ainda mais sabendo que você pode contar comigo para ajudá-lo nesse processo editorial. Vamos combinar um bate-papo para que eu possa esclarecer todas as dúvidas que ainda existam. Estarei à sua disposição.

Ah… se você quiser se aprofundar mais no assunto, leia o artigo 10 Dicas para Publicar um Livro.

Se deseja também saber sobre custos, leia o artigo É muito caro publicar um livro?.

Acompanhe meu trabalho também no Instagram.

Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima